Matrizes energéticas
O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País. Vale lembrar que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso de Países industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
Matriz energética japonesa
Na matriz energética japonesa, 29% da energia elétrica provêm de 54 usinas nucleares. Atualmente, 30 países possuem usinas nucleares em operação, dos quais 10 detêm mais de 80% do total de 437 em funcionamento. No Brasil, 77% da energia elétrica provêm de usinas hidrelétricas e apenas 2,6% são gerados pelas nossas duas usinas nucleares.
Reino Unido
A geração de energia no Reino Unido ainda tem um impacto ambiental alto, uma vez que 77% da matriz são compostas por termelétricas. O Reino Unido, em geral, o déficit de energia, que deve ser complementada por importações de energia primária. Em relação à rede elétrica no Reino Unido, a 2008 situou-se em 83,5 GW, 76,4 GW, que foram produzidos por grandes geradores e o restante foi produzido por outros geradores. Pico de demanda atingiu 65 GW no inverno. Rede elétrica do Reino Unido baseia-se fortemente em instalações de gás foram construídos durante a segunda metade dos anos 90, quando as novas usinas a gás tornou-se altamente competitivo. Consequentemente, plantas de gás estão sendo construídas durante esta década, aumentando ainda mais a sua capacidade.
Estados Unidos
O governo dos Estados Unidos planeja reduzir em 1/3 seu atual consumo de petróleo até o final da década, aumentar a oferta de biocombustíveis em pelo menos 80 milhões de galões em dois anos e fazer das fontes limpas as responsáveis por 80% da geração de eletricidade até 2035.
Em quatro anos, 1 milhão de automóveis e