Matrizes de corte
Matrizes de corte e vinco
Ajuste das lâminas
Canaletas
Todas as Páginas
Pagina 1 de 3
A matriz de corte e vinco é acoplada ao padrão fixo da máquina, e é constituída basicamente por lâminas de corte ou vinco fixadas em uma base. A base é, comumente, uma placa de compensado ou MDF, mas também podem ser utilizados outros materiais, como chapas de aço ou fibra de vidro.
Base
A primeira etapa para a confecção da matriz é o corte das medidas externas da placa de MDF, que estão relacionadas ao tamanho da matriz e ao tamanho da máquina. Assim como na impressão offset, há uma área de pinça do substrato, determinada pela soma da medida padrão da máquina com uma margem de segurança. Essa distância é necessária para dar maior sustentação da matriz na máquina e durante seu manuseio.
De posse do desenho planificado da embalagem, deve-se transferi-lo para a base. Essa transferência pode ser feita de diversas maneiras: reprodução foto mecânica, na qual se aplica um verniz fotossensível na base, aplica-se o filme com o desenho sobre ela, e realiza-se a exposição à luz; reprodução com papel fotossensível, semelhante ao anterior, porém com o uso desse tipo de papel colado na base; reprodução com filme colado na madeira; e desenho direto na madeira.
Com o desenho transferido para a base, é realizada a serrotagem dos canais. Existem três principais processos de serrotagem: o convencional; a laser; e jato d’água.
No primeiro, utiliza-se uma serra tico-tico industrial para cortar os