matrizes brasileiras
Matriz Tupi
Os índios, povo que já estava no território denominado Brasil antes da colonização Portuguesa. Viviam aproximadamente seiscentas pessoas em cada maloca. O modo de vida era em conformidade entre eles sem furtos, todos juntos. Se fosse outra nação não poderiam viver desta forma sem portas para separar cômodos.
As mulheres cuidavam do plantio, do cultivo quanto que os homens fabricavam arco e flecha. As crianças quando meninos recebiam de presente um arco com flecha para desenvolver a técnica da caça e as meninas recebiam uma tanga para aprender a ser uma tecelã. Difícil dividir a arte do trabalho “os índios tinhas a característica de serem perfeccionistas.
As tribos brasileiras possuem diferenças como as línguas, a culturas. Porém, possuem muitas semelhanças como a construção de casas e a idéia de que não havia dono de terras, todos eram donos da terra, a roça o cultivo e uso da terra.
Na sociedade indígena, em um grupo o que um sabia, todos também sabem. Não existe detenção do saber para benefício próprio. O chefe é um mediador, não dá ordem apenas conserva a cultura, os costumes do povo.
Matriz Africana.
processos. A participação da população Africana contribuiu na sociedade, na língua, na cultura, religião, dentre outros foi principal elemento para sermos a sociedade brasileira que somos atualmente. Como consta no vídeo, vemos, que “toda a cultura brasileira está impregnada da cultura Africana.”
A estrutura do povo Africano também recebeu influências de outros povos como os árabes. Havia, portanto, homens africanos que sabiam ler e escrever em árabe além de praticarem o Islã como religião.
O chamado “Continente Negro” é deveras extenso e vasto também é seu alicerce cultural. A África possui diversos povos cada um com sua religião, com diferentes os deuses e que variam de região