Matriz
Coordenadoria do Curso de ARQUITETURA
Orientações para o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa
Você está recebendo uma ficha intitulada “Matriz de Projeto de Pesquisa”.
Seu objetivo é facilitar a organização de suas idéias em relação à produção do projeto. Nesta, você encontrará alguns espaços a serem preenchidos, sendo estes procedidos de alguns elementos-chave como:
a) Nome do(a) Aluno(a) – Identificação nominal do aluno.
b) Tema – diz respeito ao fato ou fenômeno social. O tema deve corresponder ao gosto, às aptidões ou à vocação e aos interesses de quem vai abordá-lo. Elaborar um trabalho sobre um tema que não desperta o interesse, que não corresponde ao gosto do autor, pode transformar-se em tarefa demasiadamente pesada. Quanto ao assunto, não deve ser fácil demais nem muito complexo, isto é, deve ser adequado à capacidade intelectual do aluno. Temas sobre os quais existam vários e exaustivos trabalhos devem ser evitados, pois se corre o risco de repetir tão-somente o que já foi dito sobre o assunto.
Acima de tudo, é fundamental que o assunto seja relevante, que seu estudo apresente alguma utilidade, alguma importância prática ou teórica. Ainda que não se trate de trabalho original, mas de resumo de assunto, exige-se uma certa criatividade no enfoque do tema, ou seja, o trabalho deve ser apresentado de um ponto de vista original, trazer alguma contribuição nova, algo que ainda não foi dito a respeito do assunto.
Finalmente, devem ser considerados os aspectos práticos, relativos ao tempo disponível para o desenvolvimento do trabalho e, se for o caso, os custos, que englobam aquisições de obras indispensáveis, cópias xerográficas, ilustrações, trabalhos de digitação etc.
c) Problema – Refere-se à questão a ser investigada em relação ao tema escolhido. É uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa. Uma questão não resolvida pode estar referida a alguma lacuna