Matriz Swot
Matriz SWOT
A Matriz SWOT é uma ferramenta muito utilizada para se fazer uma análise ambiental, e muitas vezes é utilizada como base para a gestão ou planejamento estratégico de uma organização.
A partir da elaboração dessa matriz, é possível que sejam identificados as forças (Strengths) , fraquezas (Weaknesses) , oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), que influenciarão direta ou indiretamente a organização.
As forças e fraquezas são as responsáveis por criar ou destruir valor internamente. Habilidades, ações ou recursos retidos pela companhia são exemplos de forças, e a falta deles, de fraquezas. Elas podem ser medidas a partir de avaliações externas ou benchmarkings.
As oportunidades e ameaças são percebidas a partir da criação ou não de valores externos à organização. Embora esses fatores não possam ser controlados, empresas podem emergir desses fatores externos.
Matriz BCG
A matriz BCG é um ciclo da vida do produto, que deve ser utilizado para que se determine quais devem ser os produtos prioritários pertencentes ao portfólio da organização.
Uma organização deve conter, em se portfólio, produtos com alto índice de crescimento, que necessitam de caixa, e produtos de baixo crescimento, que geram muito caixa.
No eixo y do “gráfico”, encontra-se o Market groth, enquanto o eixo x equivale ao Market share. Um determinado produto será bom para a empresa quanto maior foi o seu Market share, ou seja, quanto maior for a demanda pelo produto, e quanto maior for seu crescimento.
Um produto pode ser classificado de quatro formas diferentes:
Produto “Estrela”: grande crescimento e grande Market share. Possui um grande investimento, mas também são líderes no negócio. Logo, também devem gerar uma grande quantidade de caixa.
Produto “Vaca leiteira” ou “Vaca de dinheiro”: pequeno crescimento e grande Market share. É o melhor produto para uma empresa, uma vez que os investimentos são pequenos, por conta do baixo crescimento,