Matriz - Paródia
Questão 01: Explique a teoria de Taylor enfocando o estudo de Tempos e Movimentos.
R= Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. A análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos era para que cada um se especializasse e desenvolvesse as atividades em que mais tivessem aptidões.
Questão 02: Justifique a expressão: “Administração como ciência”.
R= A administração deve ser tratada como ciência porque a improvisação deve ceder lugar ao planejamento, e o empirismo deve ceder lugar a ciência, ou seja, a ciência da administração. O mérito de Taylor foi encarar sistematicamente o estudo da organização.
Questão 03: Analise os principais problemas que influenciaram Taylor no desenvolvimento de sua teoria.
R= Primeiro problema: vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção;
Segundo problema: o desconhecimento da gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
Terceiro problema: falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Questão 04: Analise: A teoria Clássica e também conhecida como teoria da organização.
R= O pai da teoria clássica foi Henri Fayol que assumiu uma visão anatômica da estrutura formal da organização. A principal preocupação de Fayol residia nas relações e funções dos diversos órgãos dentro da empresa. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem subordina a quem. Ele identificou as