Matriz Individual
Módulo: Modulo 2 Atividade:
Título: Análise do Balanço Patrimonial da Ambev anos 2011 e 2012
Aluno: Leonardo Rodrigues
Disciplina: Contabilidade Geral Turma: RAE Verão 2013
Introdução
Ambev é uma grande empresa do mercado de bebidas, e fez há alguns anos se fundiu com outras empresas internacionais formando a INBEV. Ao analisar o BP dos anos de 2011 e 2012, verifica-se uma mudança na geração de caixa da empresa, além da distribuição de lucros, que não ocorreu em 2011.
Justificativa
No ano de 2012, pelo balanço demonstrado, a empresa reduziu os custos com fornecedores, melhorou a formação do caixa, fazendo investimentos de curto prazo, houveram também reduções nos custos trabalhistas que influenciam diretamente o custo de produção (geração de valor).
Semelhanças e diferenças entre os grupos que compõem o ativo e o passivo
Os grupos são semelhantes devido ao método de lançamento de partidas dobradas, no caso para cada lançamento no ativo, existam 1 ou mais lançamentos no passivo.
Ativo = Passivo + PL
Composição do balanço patrimonial da Ambev e suas consequências
Verificamos que a composição foi melhorada, tendo uma menor exposição a necessidade de caixa (Passivo de Fornecedores), diminuindo custos de operação (Passivo – Custos e Obrigações Trabalhistas).
Adicionalmente observamos a distribuição de lucros no período de 2012, o que não ocorreu no período anterior a este.
Conclusão
Pelo BP podemos considerar que a Ambev esteja no caminho certo para geração de valor para seus acionistas e para o mercado, mostra uma administração eficiente que procurou se adequar ao mercado e evoluir de um período para o outro.
Referências bibliográficas
Balanço patrimonial da Ambev em 2011 e 2012. FGV Online, 2012.
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.