Matriz de evidência de sustentabilidade
O que é
Análise que relacione aspectos da sustentabilidade com reconhecidos fatores de sucesso nos negócios.
Origem
Em fevereiro de 2003 foi publicado o estudo Criando Valor: O business case para sustentabilidade em mercados emergentes, versão em português do Developing
Value: The business case for sustainability in emerging markets, resultado de uma parceria entre o SustainAbility (consultoria britânica de estratégia empresarial), o International Finance Corporation – IFC (entidade ligada ao Banco Mundial) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
O estudo serviu para mapear riscos e oportunidades para as empresas em suas estratégias de sustentabilidade socioambiental. São destacados exemplos de empresas da África, Ásia, Europa Central, Europa Oriental e América Latina, mostrando de que forma seus esforços em busca da sustentabilidade têm incrementado seu desempenho nos negócios. Foram analisados 240 casos, de 176 empresas localizadas em 60 países.
A Matriz Brasileira de Evidências de Sustentabilidade, lançada em junho de 2004, proporciona a oportunidade de se realizar um estudo semelhante com o foco específico no mercado brasileiro. Esse estudo utiliza uma matriz de evidências com a mesma estrutura do original, porém simplificada, para ilustrar a correlação entre ações sustentáveis e fatores de sucesso nos negócios.
Objetivo
O estudo tem por objetivo auxiliar as empresas a compreender as oportunidades, riscos e implicações decorrentes de estratégias de sustentabilidade. A ferramenta tem o papel de indicar quais ações permitem às empresas alcançar seus resultados adotando procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável. Além de ferramenta de gestão, a matriz de sustentabilidade pode servir como instrumento de comunicação para as empresas, como um banco de dados com foco específico em sustentabilidade e como auxílio na escolha por indicadores.
Sumário do estudo para download: