Matriz BCG
Há vários anos a fábrica de sorvetes “Itália” vende sorvetes de frutas na cidade do Rio de Janeiro. Como esperado, a empresa tem um grande volume de vendas de sorvete no verão, no inverno o volume de vendas diminui, mas ainda é interessante, mantendo-se estável. A sorveteria tem um bom volume de vendas, maior do que vendem as concorrentes, possui uma boa participação no mercado. Entretanto, o volume de vendas se mantém estável durante alguns anos, não havendo crescimento. Como há boa participação no mercado, quando comparado aos concorrentes, porém não há um crescimento de vendas, pode-se dizer que os sorvetes de frutas se encaixam perfeitamente na parte “Vaca Leiteira” da Matriz BCG, ou seja, o produto que tem uma boa participação no mercado, mas não apresenta crescimento no seu market share. Para promover o produto, poderia diversificar os sabores que já são vendidos, criando novas misturas a cada estação, para atrair novos consumidores.
Há alguns meses, para tentar aumentar seus lucros, a sorveteria “Itália” criou um novo produto, um café espresso com um brownie de acompanhamento. O café acompanhado do bolinho tornou-se um grande sucesso na região, tem um volume de vendas surpreendente e cada vez surgem mais clientes querendo conhecê-lo. Considerando o café espresso, é possível posicioná-lo no quadrante “Estrela”, pois o produto tem uma excelente participação no mercado, com as vendas, que independem das estações do ano, crescendo a cada dia. Para evitar a queda do produto, pode-se oferecer “petit gateau”, torta de maçã ou outros acompanhamentos para o café.
Após analisar as tendências do mercado, a sorveteria passou a oferecer a seus clientes sorvetes sem adição de glúten, visando àquelas pessoas que possuem intolerância a essa substância e à “moda” dos alimentos livres de glúten. As vendas do novo produto cresceram a cada dia, porém em um ritmo mais lento. Entretanto, após uma pesquisa de mercado, percebeu-se