matriz atividade individual II
Módulo: 2
Atividade: 4
Título:
Aluno: Amauri Rodrigues da Silva
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 381
Introdução
O bom andamento das operações financeiras e conseqüente o sucesso de uma empresa no mercado dependem da forma de como seus administradores decidem investir o capital inicial; as operações financeiras devem ter como objetivo o aumento do lucro dos seus investidores. Cada decisão implica valor do dinheiro no tempo, energia e também risco, pois os resultados (lucro ou prejuízo) de um negócio ocorrerão no futuro e são desconhecidos; é necessário ter ciência do tamanho do risco e compreender a forma de juros, por exemplo, para levar tal projeto/empreendimento adiante. (CURY, s.d.; FGV, s.d.)
Justificativa
O juro é o valor que se paga ao investidor por sua aplicação – investimento – durante um determinado período de tempo, ou seja, um prazo determinado.
Os economistas ainda definem juros como sendo a remuneração do uso do fator capital financeiro. O conceito de juros também pode ser entendido como: a remuneração do capital emprestado, para calcularmos os juros é necessário saber a razão entre os juros recebidos ou pagos no final de um determinado período de tempo, definido como taxa de juros e o capital inicialmente aplicado ou emprestado. (CURY, s.d.; FGV, s.d.)
As taxas de juros são geralmente expressas em base percentual, por exemplo, 10% ao ano. (FGV, s.d.); Compete ao profissional de administração ter o conhecimento do modo como se calcula o juro em cada operação financeira e analisar qual melhor aplicação para a empresa obter bons resultados financeiros.
Desenvolvimento
No regime de juros os juros de cada periodo são sempre calculados sobre o capital inicial – principal. Os valores dos juros pagos são definidos no início da operação financeira – tomada de empréstimo ou aplicação. O valor é calculado, uma única vez, sobre o capital inicial, no início da operação financeira.
Enquanto durar a