Matriz Atividade Individual Eliandro Araujo
Módulo: 5
Atividade: INDIVIDUAL
Título: Uso do correio eletrônico no ambiente de trabalho
Aluno: Eliandro Heleno de Araújo
Disciplina: Processo Decisório Estratégico
Turma:GF1101
Introdução
O correio eletrônico proporcionado pela empresa deve destinar-se uso estritamente profissional, bem como uma ferramenta de trabalho de propriedade da empresa, não podendo o empregado utiliza-lo para fins particulares, entendemos que a empresa detém a faculdade de controle sobre o correio desde que limite-se a comprovar se realmente a utilização do correio eletrônico serviu para fim a que se destina.
Justificativa
Durante o horário de trabalho o empregado está à disposição do empregador, deve produzir aquilo que o empregador lhe pede. Logo, pode ser fiscalizado para verificar se não está utilizado da ferramenta de utilidade profissional para qualquer ou fins não inerente a execução das atividades profissional, bem como envio de e-mail para qualquer pessoa sem relação com o serviço, pois está sendo pago para trabalhar e performar e não para se divertir.
Desenvolvimento
Com os avanços tecnológicos é comum a utilização de meios eletrônicos no ambiente de trabalho. É por este motivo que tem sido comum e acaloradas as discussões sobre a utilização pelo empregado dessas ferramentas de trabalho para fins exclusivamente particulares, tais como correio eletrônicos esites de internet.
Importante ressaltar que no Brasil não há proibição expressa de fiscalização do trabalho por meio eletrônico, como programas instalados no computador da empresa, para rastrear páginas consultadas na rede mundial ou mensagens eletrônicas enviadas e recebidas, portanto, deve-se considerar lícita tal prática.
Conclusão
O empregador poderá exercer um controle tecnologico sobre os trabalhadores, desde que seja analisado caso a caso e atendendo a estritos criteiros de idoneidade, necessidade e proporcionalidade, com a autorização de medida de vigilancia e controle que