Matrix
CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA DE FILOSOFIA
RESUMO FILME MATRIX
Aline Redmann Viana
Eduardo Zacarias Nolibos
Fredi Silva
Marcus Saibert Ribeiro
Natiele de Cássia Benites Pimentel
Prof.: Evandro
SÃO BORJA
2014
Assistindo ao filme Matrix, podemos notar nitidamente sua conotação filosófica em relação a nossa vida, observamos ainda sua semelhança com o “mito da caverna”.
A frase “é a pergunta que te conduz” esta relacionada a dúvida que Neo tem com relação a ele ser o escolhido e da veracidade das palavras do oráculo, também faz uma analogia a um passado distante quando mencionada a frase que está na entrada da sala, escrita em latim que traduzida significa “conhece-te a ti mesmo”, em que um certo ateniense chamado Sócrates(considerado o pai da filosofia) que muitos diziam que era um sábio foi consultar um oráculo que era uma mulher perguntou-lhe “o que você sabe” e ele respondeu “só sei que nada sei” o oráculo então disse “Sócrates é o mais sábio de todos os homens porque é o único que sabe que não sabe” estabelecendo ai um paralelo entre Neo e Sócrates.
Matrix pode ser definida como o útero, lugar onde estão todos os seres humanos cuja vida real é “uterina” e cuja vida imaginária é forjada por circuitos de codificadores e decodificadores, criada pela própria inteligência humana, inteligência artificial que só sobrevive sugando o sistema nervoso dos humanos, com o propósito de dominar tudo, fazendo com que todos acreditem no que o sistema quer.
Vencer a Matrix é restaurar a realidade, tornar o mundo verdadeiro e viver realmente nele com todas as sensações e percepções do que é ser humano, com capacidade de pensar e agir.
Matrix não é apenas conhecimento exterior, o que de fato conseguimos ver, mas é o conhecimento interior através dos sonhos. Não devemos tirar conclusões pelo que se vê a primeira vista pois o conhecimento vem do poder da mente e, infelizmente vivemos em um mudo da alienação de informações.
Em