matrix
Morpheus é o nome para o Deus dos sonhos , na mitologia Grega que é o ser espiritual, o mestre, consciência.
Neo é o escolhido, o salvador, a força.
Trinity é o ser humano, o equilíbrio espiritual e mental
Morpheus levou Neo a conhecer “o Oráculo”, tal como o filósofo Sócrates procurava o oráculo , que lhe dissera que ele era o mais sábio dos homens, ele duvidava, Neo também duvidava inicialmente ser o “escolhido”.
Os agentes que perseguem Neo, fazem lembrar agentes da CIA que perseguem quem é contra o sistema, isto lembra os assuntos de conspiração.
O agente Smith interpretava Neo como sendo um virus, pois Neo conhecia a matrix e era contra o sistema, poderia colocá-los em perigo, tinham que “emiminá-lo”, e o mesmo ocorre na nossa sociedade, quem pensar diferente do sistema, quem falar de conspirações e colocar algo em causa, é perseguido.
Matrix e a Alegoria da caverna
O Mito da Caverna assim como o filme de Matrix tenta nos mostrar uma realidade a qual não conhecemos ou ainda não acreditamos. Matrix é um programa que simula a realidade virtual em que vivemos. Sócrates, grande filósofo grego, assim como Neo, o personagem do filme Matrix, tentava despertar os outros sobre a realidade. Sócrates e Neo questionavam o sistema que o cercavam e tentavam despertar os outros para que acordassem para a realidade. Neo, sempre procurava conhecer a si mesmo, como falava Sócrates “conhece-te e ti mesmo”. Neo tinha certeza que algo estava errado, mas não sabia o que era. Esse momento foi percebido quando ao conversar com os amigos ele disse: - Já teve a impressão de não saber se está sonhando ou está acordado? Outra parte que nos leva e lembrar de Platão foi quando ao apanhar o disket dentro de um livro falso, na capa estava escrito “ SEMILACROS”, uma referência de Platão às imagens que nos cercam.
Na alegoria da Caverna, pessoas eram acorrentadas desde o seu nascimento de modo que não podiam se mexer ou observar o que se passava ao