Matrix: Neo o Salvador
FLÁVIO SANTOS
MATRIX:
Neo o Salvador
SALVADOR
2013
FLÁVIO SANTOS
MATRIX:
Neo o Salvador
Resenha crítica apresentada como requisito de avaliação parcial da disciplina: Ciências Humanas e Sociais.
Professor (a): Karina Rêgo
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. MATRIX E O MITO DA CAVERNA 4
2. MATRIX E O “EU PENSANTE” DE DESCARTES 5
3. ANALISANDO OS PERSONAGENS CENTRAIS 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 7
Introdução
Em 1999 dois irmãos diretores Andy Wachowski e Larry Wachowski Lançaram o filme que revolucionou as telas do cinema em relação à era digital, Matrix.
Matrix retrata o mundo por volta do ano de 2200 onde ocorre à luta do ser humano para se libertar do domínio das maquinas que evoluíram após o advento da inteligência artificial.
Thomas Anderson é um jovem programador de computador que nas horas livres é um hacker (programador que invade e sabota sistemas alheios ilegalmente) conhecido como Neo, que é atormentado por estranhos pesadelos nos quais não consegue entender. Certo dia Neo recebe em seu computador uma mensagem dizendo que ele deveria seguir um coelho branco, Neo por sua vez acha que é mais um de seus pesadelos e ignora, porém quando um cliente dele no momento de hacker vai a seu apartamento e o convida-o para sair, ele percebe que seu cliente possui uma tatuagem de coelho branco e resolve sair seguindo o coelho branco da sua mensagem.
Ao chegar a certo local Neo tem um encontro com uma mulher misteriosa que se autodenomina Trinity que diz o conhecer e que com sua enigmática frase “siga o coelho branco” leva Neo até o Morfeu, um homem que acredita que Neo possui um destino diferente e que tem algumas verdades e instruções para lhe dizer. Ao decorrer do filme Neo descobre que a realidade em que ele vive é falsa, uma projeção no seu cérebro criado pelo programa de computador.
Morfeu explica que a