Matisse e a obra A Dança
Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Foi influenciado pelas obras de Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Jean- Baptiste-Siméon Chardin, Edouard Manet, e os pós-impressionistas Cézanne,Gauguin, Van Gogh e Signac, e também por Auguste Rodin e pela arte japonesa.
Existe algo do efeito decorativo dos desenhos infantis nas cores vivas e nos contornos simples de suas pinturas, embora o próprio Matisse nem por um momento renunciasse à sofisticação. Matisse pensava que os artistas tinham que ter olhos de criança, sempre olhar como se fosse a primeira vez.
Em Henri Matisse a profusão de cores se faz presente. Utilizava a cor como meio mais de expressão do que de discrição e desdenhava as regras convencionais. A cor teve papel fundamental na sua obra. Sua escultura era uma extensão da sua pintura. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.
Segundo Argan a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".
Matisse "era um artista no sentido medieval do termo. Seu trabalho era muito simples, escolhido para exprimir o que ele mesmo sentia. Era um trabalhador sem obstinação. Em seus cadernos de trabalho, várias páginas têm apenas alguns riscos. (...) Finalmente, esses traços, reconhecíveis por todos, mostram de maneira evidente sua significação, o resultado de muitas horas de trabalho" segundo Régine Pernoud.
BIOGRAFIA Em 31 de dezembro de 1869, Henri-Émile-Benoît Matisse, filho de um comerciante de sementes, nasceu na região do Nord-Pas de Calais, em Le Cateau-Cambrésis, e cresceu em Bohain-en-Vermandois, na região da