Matheus_Ribeiro aspecto
620 palavras
3 páginas
Nome: Matheus Ribeiro Turma B – Análise e Desenvolvimento de Sistemas FATEC - São José dos Campos Programação Orientado a Aspectos
Pesquisa - Programação em Microinformática
Orientação a Aspectos: A Programação Orientada a Aspectos(POA)foi criada no ano de 1997, em Palo
Alto, nos laboratórios da Xerox, por Gregor K iczales, John Lamping, Anurag
Mendhekar, C hris Maeda, Cristina Videira Lopes, Jean - Marc Loingtiere John Irwin,com oobjetivo deconstruir um paradigma que permitisse à linguagem de componentesmodularizar melhor as unidades que compõem a camada sistêmica do programa.
Com a POA, o desenvolvedor precisa preocupar-se apenas em desenvolver códigos referentes às regras de negócios inerentes aos métodos eàs classes do programa, não se preocupando com outras funções básicas e de igual importância ao funcionamento do sistema, como o tratamento de exceções, permissões de acessos às rotinas, auditoria, concorrência, dentre muitas outras.
É comum observar nos ambientes organizacionais que adotam este paradigma, a existência de duas equipes de desenvolvimento, uma voltada para a criação da aplicação voltada às suas regras de negócios, e outra voltada à criação de aspectos eficientes e alto desempenho que serão utilizados nestes e em outros projetos que possam vir a ser realizados.
Assim, é importante salientar que a Programação Orientada a Aspectos (POA), não vem propor um novo paradigma de programação para substituir os atuais, mas sim um parceiro que trabalharáem conjunto com os mesmo de forma a suprir suas necessidades.
Composição de um sistema orientado a aspectos:
Linguagem de componentes:
Segundo Irwin et al. (1997), “a linguagem de componente deve permitir ao programador escrever programas que implementem as funcionalidades básicas do sistema, ao mesmo tempo em que não provêem nada a respeito do que deve ser implementado na linguagem de aspecto”. Ex.: