mathematica
A utilização e o conhecimento das propriedades dos óleos essenciais remontam a 4.500 a.C., aproximadamente, onde os egípcios provavelmente foram os primeiros adestilar plantas com o intuito de extrair os seus óleos essenciais, ainda que hoje não setenha completamente documentado o início realmente exato das extrações. Naquela época, o principal intuito dos egípcios em extrair óleos era usá-los em rituais fúnebres, para embalsamar os mortos, assim como em cerimônias religiosas, embelezadores depele, perfumes, pomadas medicinais, etc.
Há também relatos da extração de óleos essenciais pelos chineses em 2.700 a.C., no livro sobre ervas mais antigo do mundo, o qual se chama ShenNung. Outro uso documentado de óleos essências se deu em 2.000a.C., em livros escritos em sânscrito, pelos hindus. Já havia, na época, um conhecimento rudimentar de aparatos de destilação. Com o passar do tempo, os métodos de extração de óleos essenciais diversificaram-se e vem sendo constantemente aperfeiçoados (site1).
O óleo é definido como sendo uma parte do metabolismo de um vegetalcomposto geralmente por terpenos, compostos encontrados em sementes, flores, folhas, raízes e madeira de plantas superiores assim como em musgos, algas e liquens, estão associados ou não a outros componentes.
A maioria desses componentes é volátil e geram em conjunto o odor do vegetal. Físico-quimicamente falando, os óleos essenciais possuem instabilidade à luz, ao oxigênio, à presença de oxidantes, redutores, meios com pH extremos, ou meios traços de metais que podem catalisar reações de decomposição.
A composição química dos óleos essenciais depende de vários fatores, principalmente da origem da planta, por isso cada óleotem uma composição química específica. Sendo que um óleo essencial pode ser composto por mais de 300 componentes químicos diferentes, o que faz dele um produto bastante valorizado. Apesar de alguns autores afirmarem que os óleos essenciais constituem-se em uma mistura