Materno Infantil
Não se assuste é um fenômeno temporário, embora desconfortável. Você só precisa se preocupar com uma eventual mastite, uma infecção nos seios, se sua temperatura estiver acima dos 38,5 graus Celsius. A mastite normalmente só afeta um dos seios, não os dois de uma vez.
Lembrese de que a temperatura deve ser confirmada com o termômetro na boca, embaixo da língua, porque a área da axila pode estar quente demais devido à inflamação local dos seios, e não à febre.
Por que o peito fica tão inchado?
Conforme o leite vai ficando disponível para o bebê, seus seios recebem uma irrigação maior de sangue, e os tecidos da área podem inchar. O resultado é que os seios ficam "duros", cheios, pesados, ou ingurgitados, no termo técnico.
O fenômeno não acontece com todas as mulheres. Às vezes os seios ficam só um pouco mais pesados. Mas, para algumas mães recentes, o peito pode ficar enorme e surpreendentemente duro. O importante é lembrar que o ingurgitamento é um problema temporário, que será resolvido pelo próprio bebê, desde que ele esteja pegando bem o seio e mamando tanto quanto quiser.
Como tratar seios ingurgitados?
ANTES de tudo, lembre que o ingurgitamento dos seios é um bom sinal: você está produzindo leite para alimentar o bebê, e, com a ajuda dele, vai passar a produzir a quantidade adequada: nem mais nem menos. Enquanto isso não acontece, você pode adotar as seguintes dicas:
Use um sutiã de amamentação com boa estrutura de sustentação, inclusive para dormir. O sutiã não deve ficar apertado demais.
Dê de mamar ao bebê com frequência, a cada duas ou três horas, mesmo que para isso precise acordálo. Coloque o bebê para mamar nos dois seios a cada mamada.