Materno infantil
Obstetricia
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). No entanto, existem outros profissionais habilitados no cuidado ao ciclo gravídico puerperal do parto normal: Enfermeiros Obstetras e Obstetriz.
Ginecologia
A ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todos ginecologistas atuais são também obstetras.
Doenças
Os principais problemas tratados com um ginecologista são: 1. Câncer dos órgãos reprodutivos incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva 2. Incontinência urinária 3. Amenorréia (ausência dos períodos menstruais) 4. Dismenorréia (períodos menstruais dolorosos - cólicas) 5. Infertilidade 6. Menorragia 7. Prolapso dos órgãos pélvicos
Obviamente existe uma troca entre as áreas médicas. Por exemplo, uma mulher com incontinência urinária pode ser indicada para um urologista.
Neonatologia
A neonatologia (do latim: ne(o) - novo); nat(o) - nascimento; e logia - estudo), e o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascidos e passam a ser lactentes).
Especialidade médica
A neonatologia tem avançado muito nos últimos tempos, conseguindo menores índices de mortalidade e também de morbidade graças a maior compreensão das peculiaridades dos recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos além de abordagens como a nutrição parenteral.
A equipe que cuida do recém-nascidos é multiprofissional, contando com a equipe de neonatologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, entre