materias
O avanço da tecnologia e a visão do seu fundador incentivaram a empresa, no início dos anos 50, a diversificar sua produção, passando a fabricar também cabos de aço.
Os anos 60 e 70 foram marcados pela construção de uma nova unidade de produção. Atualmente, a empresa possui duas unidades fabris localizadas no interior de São Paulo e,ainda não são certificadas pela Norma ISO 9001.
A empresa foi adquirida no final dos anos 90 por um grupo estatal, com liderança mundial na fabricação de minério de ferro. Desde o início dessa década, o grupo vem trabalhando por meio de unidades de negócios, responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias globais que permitam um crescimento contínuo. Além disso, a empresa busca constantemente fortalecer sua posição de líder de mercado e também melhorar o aproveitamento de desenvolvimento de produtos, estratégias de mercado e política industrial.
A necessidade da aplicação do 5S surgiu após uma auditoria interna de avaliação para implantação de Certificação da Norma ISO 9001. Nessa avaliação foi verificado que entre vários aspectos, os estoques de materiais produtivos e administrativos, embora armazenados, estavam desorganizados, o que dificultava sua rápida localização e posterior guarda, quando necessário.
Com isso, a administração decidiu buscar uma solução que envolvesse e pudesse dar uma nova sinergia à empresa. A ferramenta que melhor se encaixou no objetivo, segundo a administração da empresa, foi o 5S.
No ano de 2012, quando teve início a discussão sobre o Programa 5S, foram buscados no mercado casos de sucesso na implantação do programa.
No decorrer do mesmo ano, foi elaborado o Projeto de Implantação do Programa 5S, contemplando todas as necessidades da ferramenta, adequadando-se à realidade da empresa.
Foi