materias ferrosos
Em um eixo, ou qualquer outro elemento de máquina rotativo, o arranjo de rolamentos requer, geralmente, dois rolamentos: o bloqueado e o livre. Eles servem para suportar e fixar o rolamento radial e axialmente em relação à parte estacionária da máquina – a caixa.
Devese fixar o rolamento bloqueado axialmente tanto no eixo como na caixa. Assim, esse rolamento bloqueado em uma das extremidades do eixo permite o apoio radial, posicionandoo axialmente em ambos os sentidos.
Rolamentos radiais são adequados para acomodar cargas combinadas, como mostradas a seguir: rolamentos rígidos de esferas (1a), rolamentos autocompensadores de rolos (1b), ou rolamentos de esferas de contato angular de duas carreiras ou montados aos pares, ou de rolos cônicos. Também podem ser usadas no arranjo de rolamentos bloqueados as combinações de um rolamento radial para suportar carga puramente radial, por exemplo, um rolamento de rolos cilíndricos sem flanges em um dos anéis, com um rolamento rígido de esferas, rolamentos de esferas de quatro pontos de contato (1c) ou rolamentos axiais de escora dupla. O segundo rolamento permite o bloqueio axial em ambos os sentidos, e é montado com folga radial na caixa.
Na outra extremidade do eixo, o rolamento livre possibilita somente apoio radial e deve permitir também os deslocamentos axiais para que um rolamento não sobrecarregue o outro, como quando o comprimento do eixo é alterado graças a uma expansão térmica. O deslocamento axial pode acontecer no próprio rolamento em casos como os de rolamentos de rolos cilíndricos dos tipos N e NU (1a e 1c), ou entre um dos anéis do rolamento e seu assento, por exemplo, entre o anel externo de um rolamento autocompensador de rolos e seu assento na caixa (1b).
Para descrever um arranjo de rolamentos em que cada um dos dois rolamentos fixa o