Materias de construção 1
PORTLAND
Introdução
Definição:
O concreto é um material composto, que consiste essencialmente de um meio contínuo aglomerante, dentro do qual estão mergulhadas partículas ou fragmentos de agregados. No concreto de cimento hidráulico, o meio aglomerante é formado por uma mistura de cimento hidráulico e água.
( Definição baseada nas normas ASTM C 125 e
Comitê ACI 116 segundo Mehta e Monteiro)
Tipos de concreto segundo o tipo de aglomerante utilizado:
Concreto asfáltico;
Concreto polímero;
Concreto de cimento Portland.
Scientific American (1964), se referindo ao concreto de cimento Portland ( apud Mehta e
Monteiro, 1994)
. . . O consumo mundial total de concreto, no ano passado, foi estimado em três bilhões de toneladas, ou seja, uma tonelada por ser humano vivo. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água.”
Algumas razões para o concreto de cimento
Portland ser o material mais largamente usado na engenharia: Possui excelente resistência à água, podendo ser utilizado na construção de barragens, canais, tanques, aquedutos, pontes, túneis, pavimentos, etc.; Pode receber armaduras de aço e outros materiais, aumentando suas propriedades mecânicas de acordo com as necessidades da obra; Pode ser moldado em várias formas e tamanhos, propiciando grande liberdade de projeto arquitetônico;
É o material estrutural normalmente mais barato e mais facilmente disponível no canteiro de obras;
Recebe grande quantidade de rejeitos industriais em substituição de parte do cimento ou agregados, diminuindo os custos e contribuindo com a conservação do meio ambiente.
Comparado à maioria dos outros materiais de engenharia, a produção de concreto requer consideravelmente menor consumo de energia, incluídos aí a energia para fabricação do cimento e extração e britagem dos agregados;
ALGUMAS APLICAÇÕES
Estruturas de edifícios;
Estruturas de pontes e viadutos;