Materialismo Histórico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
FACULDADE DE CIENCIAS ECONÔMICAS
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
BELÉM, PA
2014
1) Em que consistem as relações técnicas e sociais de produção; porque as relações técnicas exigem suas condições sociais de produção; e porque as relações sociais de produção não são meramente relações humanas.
R: As relações técnicas de produção conceituam-se em um processo de trabalho, individual ou cooperativo onde os agentes da produção exercem um determinado domínio, ou controle sobre os meios de trabalho. As relações sociais de produção caracterizam-se pela interação dos agentes da produção. Do ponto de vista técnico: Trabalhadores diretos e indiretos, e do ponto de vista social: Trabalhadores não-proprietários e proprietários do meio de produção.
R2: O processo técnico de produção não pode existir isolado das condições sociais, pois, é o que o torna possível. Neste sentido, pode se dizer que é impossível produzir seu meio de produção, ou seja o processo técnico necessita de meios de produção.
R3: As relações sociais de produção não são meramente relações humanas, porque a relação que ocorre não existe somente entre os homens, ou seja, são relações entre agentes de produção, onde há homens que têm uma função bem determinada na produção de bens materiais, havendo assim uma forma de relação específica com os proprietários dos meios de produção e produtores diretos. Ocorrendo uma relação entre objetos, que são os meios de produção.
2) Em que consiste as forças produtivas(inclusive, potenciais); o que significa a socialização das forças produtivas; e em que consiste a Lei da correspondência.
R1: As forças produtivas consistem na ligação entre a força de trabalho e o meio de trabalho, que resulta da combinação dos elementos do processo de trabalho