materialismo historico
O materialismo histórico na qualidade de sistema explanatório foi expandido e refinado por milhares de estudos acadêmicos desde a morte de Marx.
Índice
[esconder]
1 Ideias Centrais
2 Fundamentos
3 Referências
4 Ver também
Ideias Centrais[editar | editar código-fonte]
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia.
Esta teoria de evolucionismo histórico fundamentava
, em Wrington no norte da Inglaterra. Filho de um pequeno proprietério de terras. Foi aluno da Universidade de Oxford. Estudou Filosofia, Ciências Naturais e Medicina. Lecionou filosofia, retórica e grego, também na Universidade de Oxford. Estudou as obras de Francis Bacon e René Descartes. Afirmava Locke que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria foi de encontro ao absolutismo na Inglaterra.
Como filósofo político é considerado o visualizador da democracia liberal, onde a liberdade e a tolerância é o