Ciência e o Método Indutivo
*Susany Hellen de Sousa Gomes
*Laura Cecília Fernandes de Melo
O artigo vai tratar das contribuições do método Indutivo para a ciência, trazendo a opinião e o processo de estudo deste mé- todo.
INTRODUÇÃO
O artigo vai tratar dos temas “Ciência e Método Indutivo” para destrinchar os meios de como se chegar ao conhecimento através desses temas correlacionados. A ciência vai abrigar a indução como o método de conhecimento prévio, mostrando os seus processos tanto de observação quanto o de investigação. Coloca-se também a opinião de fatos estudados por alguns cientistas na qual vão demostrar como esse método pode valorizar ou não a cientificidade, através de experimentos, com as premissas que induz o sucesso de uma solução alcançada. Vale lembrar também que irá abordar os processos que a ciência levou até a contemporaneidade e como esse conhecimento foi depositado para a humanidade.
1. O PROCESSO DE CONHECIMENTO DO MÉTODO INDUTIVO
Para se alcançar êxitos, muitos ou a maioria dos cientistas utilizam métodos para desenvolver uma boa pesquisa que é seguida rigorosamente, diferentemente do senso comum, que pode seguir uma livre exploração de determinado modo de fazer, como exemplo a Cajuína. Mas como se utiliza esses métodos? O que é método e como seus tipos se distingue um do outro?
Em meu entendimento, o método tem como conceito a junção das atividades organizadas e pensantes, que com critérios, ajuda ao cientista a conseguir um alvo ou objetivo, adquirindo conhecimentos verídicos, sempre seguindo um caminho, reparando os erros e guiando as ideias do cientista.
*Estudantes de arqueologia e conservação de arte rupestre da Universidade Federal do Piauí.
O método sempre teve a curiosidade de explorar (conhecer) a natureza, entretanto cada uma se voltou para o seu lado. Com o passar do tempo, houve mudanças e surgimento de novos