Material
DISCIPLINA REDES DE
COMPUTADORES
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Projeto
Tudo no projeto deve ser detalhadamente abordado e pensado, pois após a execução os custos de quaisquer mudanças poderão ser extremamente altos ou até mesmo inviáveis.
O documento projeto tem que ser consultado sempre por toda vida útil do SCE (Sistema de Cabeamento Estruturado).
Antes de projetar, analisar a situação da proposta é necessário, identificar as decisões mais genéricas ou conceituais – decisões iniciais, decisões específicas, decisões próximas da implementações e decisões finais do projeto.
Prioridades: estrutura ou funcionalidades básicas, particularidades de implementações. Deve-se priorizar quais as principais necessidades do cliente em relação à infraestrutura de rede, tecnologia disponível, recursos, crescimento. Posteriormente, passamos ao detalhamento dos pontos de instalação, refinamento das especificações de cabeamento, componentes, equipamentos e serviços.
Preocupações com o projeto
Confiabilidade: manter o funcionamento e caminhos para manutenção, funcionamento constante, seguro, estável, equipamentos de qualidade.
Disponibilidade: índice de tempo por um menor índice de falhas, ou seja, atendimento de todos os pontos sem interrupções.
Sigilosidade: preocupação com os ataques externos ou internos de roubos de informações. A preocupação é criar medidas estruturais de segurança no projeto, isolamento de tráfego, topologia centralizada para interconexão de áreas críticas.
Facilidade de manutenção: identificação de rotas, cabos, pontas, equipamentos e outros recursos do SCE, provendo toda documentação específica para utilização em toda vida útil, passando por vários ciclos de funcionários. Flexibilidade: adequação, mudanças de arquitetura e perfil de utilização dos recursos de comunicação, aumento de números de pontos de acesso, ampliação de espaços físicos, alteração do tráfego do cabeamento, adaptação a novas tecnologias em