material segunda Prova Unip Engenharia
A teoria Geral do Estado sistematiza conhecimentos obtidos através de diversas ciências: Sociologia, História, direito, Economia e outras. Não é a Teoria Geral do Estado uma Ciência mas um conjunto de ciências. Teoria Geral do Estado se trata de uma disciplina Nova, cuja finalidade é informar o cidadão como o Estado de Organiza.
Constituição e Estado:
A Constituição fixa a estrutura fundamental do Estado. Por isso o estado é uma noção prévia ao estudo do Direito Constitucional.
A denominação Estado (do latim Status = estar firme), significando situação permanente de convivência e ligada à sociedade política, aparece pela primeira vez no livro o Príncipe, de Maquiavel, escrito em 1513.
A maioria dos autores, no entanto, admitindo que a sociedade ora denominada Estado é, na sua essência, igual à que existiu anteriormente, embora com nomes diversos, dá essa designação a todas as sociedades políticas que, com autoridade superior, fixaram as regras de convivência de seus membros.
Explicar os termos Originário e Derivado.
Estado e nação:
Como já mencionado é sabido e consabido que o homem por sua própria natureza procura viver em grupo e em sociedade, pois sozinho jamais será capaz de atingir seus bens e interesses.
Sociedade é uma comunhão é uma comunidade onde uns suprem o que aos outros falta e onde todos, em conjunto, realizam o que nenhum, isoladamente, seria capaz de conseguir.
Sociedade segundo Goffredo Telles Junior é uma união ética de seres em busca de um fim comum.
O grupo ou a sociedade precisa ser governada para se dirigir ao caminho da realização de suas ideias. O governo do Grupo não é um poder, é o órgão do Poder.
Nação ou sociedade Política é uma sociedade política, assim como a província, o Município um condado, um cantão, um clã ou uma tribo.
Componentes da Nação:
Critério da Unidade Política não serve, pois vários Estados foram divididos e posteriormente reagrupados, exemplo a nação Polonesa e Alemanha.
Critério da Língua: