Material genético dos virus
RNA de polaridade positiva Togavírus ( ex vírus da rubéola)
Após a penetração na célula, e o desencapsidamento o genoma de RNA
De fita mais é traduzido em diversas proteínas estruturais e não estruturais
Uma das proteínas não estruturais do vírus da rubéola é uma RNA polimerase RNA dependente , que replica o genoma inicialmente sintetizando um molde de fita menos , e a partir desse as fitas mais da progênie. Tanto a replicação quanto a montagem ocorrem no citoplasma, e o envelope é adquirido a partir da membrana externa a medida que o vírion deixa a célula.
RNA de polaridade negativa
Rhabdovírus (vírus da raiva)
O vírus liga-se ao receptor de acetilcolina da superfície celular. Após a entrada na célula, a RNA polimerase do vírion sintetiza 5 mRNas que codificam proteínas virais. Após a replicação do RNA genômico viral pela RNA polimerase codificada pelo vírus,o RNA progênie é montado com proteínas do vírion, formando o nucleocapsídeo,e o envelope é adquirido pelo vírion por brotamento através da membrana celular.
RNA de dupla fita
Reovírus (rotavírus)
Os reovírus se ligam a superfície celular no sítio do receptor B-adrenegético. Após a entrada do vírion na célula, a RNA polimerase RNA-dependente sintetiza mRNA a partir de cada um dos 10 ou 11 segmentos, no interior do citoplasma.
Os 10 ou 11 RNAs são traduzidos no número correspondente de proteínas estruturais e não estruturais. Uma delas, uma RNA polimerase,sintetiza fita menos, que constituirão o genoma da progênie viral.proteínas capsidiais formam um capsídeo incompleto ao redor das fitas menos, e em seguida, as fitas mais do seguimento genômicos progênie são sintetizadas.O vírus é liberado a partir do citoplasma pela lise celular e não por brotamento.
DNA
Parvovírus
Uma vez no citoplasma, o vírus intacto é translocado para o núcleo antes desencapsulamento. Transcrição só inicia quando a célula hospedeira entra S-fase sob seu próprio controle