Biologia
Os vírus são parasitas obrigatórios, ou seja, precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir. O processo de reprodução segue um dos ciclos abaixo:
Ciclo lítico o vírus se aproxima da célula (fixação), e injeta seu material genético dentro dela (injeção); dentro da célula, as partículas de DNA ou RNA injetados se multiplicarão; novos vírus são formados, com os recursos da propria célula (enzimas, nutrientes, etc); a célula morre, libertando os novos vírus que se formaram;
Um exemplo são os vírus bacteriófagos, que destroem as células bacterianas após a replicação do DNA viral.
Ciclo lisogênico
O vírus introduz seu material genético em uma célula. Este material passa a fazer parte do DNA celular, que será replicado juntamente com a célula durante a mitose.Os vírus possuem relações íntimas com as células, podendo causar doenças de gravidade variável de acordo com a intensidade de seus efeitos. Os vírus são estruturas simples, medindo em média não mais que 200 nm, sendo visíveis somente ao microscópio eletrônico.
Os vírus não possuem a capacidade de se multiplicar sem que estejam parasitando alguma célula, da qual utilizará algumas enzimas que atuarão na síntese de macromoléculas que irão constituir novos vírus. É justamente a falta destas enzimas que faz com que um vírus sozinho não possa originar novos vírus sem parasitar uma célula, sendo, portanto, considerados obrigatoriamente parasitas intracelulares. Segundo Junqueira & Carneiro (2005), os vírus são na verdade parasitas moleculares, pois fazem com que todo o aparato molecular das células sintetize as moléculas que irão formar os novos vírus ao invés de trabalharem e benefício da própria célula.
Um vírus é