Material Do Maias
Introdução: Antes da chegada dos europeus em 1492 na área que hoje chamamos de América habitavam várias tribos indígenas. Entre elas, existiam comunidades altamente complexas. Os Maias, Astecas e Incas foram as civilizações que mais se destacaram nesse sentido. Tendo em vista isso, vamos nos dedicar mais especificamente ao povo Maia.
Origens: Antes de falarmos especificamente dos Maias, é necessário destacar civilizações que habitaram a Mesoamerica1 e de alguma forma influenciaram o povo Maia. Os Olmecas (considerados a primeira civilização elaborada dessa região) foram um desses povos. Eles habitavam aldeais em torno de um centro cerimonial aproximadamente entre o século XIII a.C. e o ano 100 a.C.
Outros povos que se destacaram muito antes do período clássico, e influenciaram os Maias foi a civilização de Teotihuacán e os Toltecas. Teotihuacán possuía um conjunto arquitetônico magnifico, onde se destacam pirâmides gigantescas e cultuavam a serpente de plumas (Quetzalcoatl). Já os Toltecas apresentavam novas concepções religiosas para essa região, com a prática de sacrifícios humanos.
Espaço Geográfico: A civilização Maia se localizava na Mesoamérica, mais especificamente por todo o atual sul dos estados mexicanos de Chiapas, Tabasco e Península de Yucatán. A área Maia também se estendeu por todo o norte da América Central, incluindo as atuais nações da Guatemala, Belize, Norte de El Salvador e no oeste de Honduras.
A ocupação do local aonde iria se desenvolver a civilização Maia foi feita através de migrações de tribos que com o passar do tempo foram se tornando sedentárias. A agricultura foi fundamental para que houvesse a sedentarização.
Os estudiosos costumam adotar a seguinte divisão:
Período Pré-clássico: São os primeiros tempos dos Maias que estavam localizados nas chamadas Terras Altas.
Período Clássico: Aproximadamente entre 300 e 900, foi o momento onde os Maias se desenvolveram na área central, ao norte das terras altas. Foi ali que surgiram