Trabalho De Defici Ncia Visual
Preensão: ato de segurar, apanhar ou agarrar. Facilitar a aproximação da mão, em que o movimento parte do seu corpo até o objeto, é o início da iniciativa da criança em movê-la.
Manipulação: ato ou efeito de manipular, preparação manual. Obter informações por meio do tato tem que ser adquiridas sistematicamente para assim, serem significativas e garantir a percepção do objeto em sua globalidade.
Espaço-temporal: capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, ás pessoas e seu próprio corpo em um determinado espaço. Torna-se importante sentir o corpo no espaço para adquirir consciência dos objetos e de seu corpo.
Responda: Por que a preensão, a noção de espaço-temporal e a manipulação são primordiais para o desenvolvimento da criança Deficiente Visual?
Resp: Porque se a criança deficiente visual não tiver contato com estes conceitos seu desenvolvimento poderá ficar retardado e com isso trazer consequências em seu processo de alfabetização e aprendizado como um todo. Com estimulação e o aprendizado de tais conceitos, a criança estará apta para a escola e preparada para enfrentar e suprir os desafios que poderão ocorrer no decorrer de sua vida e, acima de tudo, o de se sentir incluída em sua sociedade. Por isso torna-se de fundamental importância que toda criança deficiente visual, seja estimulada a movimentar-se para adquirir o desenvolvimento físico e motor harmonioso, pois, a mobilidade, a fala, o ato de preensão, de alimenta-se, a socialização serão dominados se ela o assim fizer. Recebendo estimulação constante e especializada a criança deficiente visual apresentará desempenhos semelhantes aos de uma criança vidente no ambiente escolar e poderá adquirir novos desempenhos e oportunidades de superar seus limites. Um exemplo de atividade é a brincadeira de “casinha” em que ela poderá usar uma boneca como filha e dar banho na mesma, lavar a