Materiais
CIÊNCIA DOS MATERIAIS: envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais.
ENGENHARIA DE MATERIAIS: consiste no projeto ou engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto predeterminado de propriedades.
ESTRUTURA: a estrutura de um material é geralmente relacionada ao arranjo de seus componentes internos. ESTRUTURA SUB-ATÔMICA: envolve elétrons no interior dos átomos individuais e as interações com seus núcleos; ESTRUTURA ATÔMICA: engloba a organização dos átomos ou moléculas em relação uns aos outros; ESTRUTURA MICROSCÓPICA: contém grandes grupos de átomos normalmente conglomerados; ESTRUTURA MACROSCÓPICA: pode ser vista a olho nu.
PROPRIEDADE: é uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estímulo específico que lhe é imposto. As definições das propriedades são feitas de maneira independente da forma e do tamanho do material. As propriedades importantes dos materiais sólidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: MECÂNICA: relaciona deformação com uma carga ou força aplicada; ELÉTRICA: o estímulo é um campo elétrico; TÉRMICA: capacidade calorífica e condutividade térmica; MAGNÉTICA: demonstram a resposta de um material à aplicação de um campo magnético; ÓTICA: o estímulo é a radiação eletromagnética ou a luminosa; DETERIORATIVA: indica a reatividade química dos materiais.
A estrutura de um material irá depender da maneira como ele é processado e o desempenho de um material será uma função das suas propriedades.
PROCESSAMENTO => ESTRUTURA => PROPRIEDADES => DESEMPENHO
Um problema de materiais consiste na seleção do material correto. Existem vários critérios nos quais a decisão final está normalmente baseada. Em primeiro lugar, as condições de serviço devem ser caracterizadas, uma vez que estas irão ditar as propriedades exigidas do material.
Uma segunda consideração de