materiais
1- Introdução
A rápida expansão na construção de novas habitações pode muitas resultar em escolhas inadequadas de alguns materiais e técnicas construtivas de acordo com o local e região.
Como o objetivo desse trabalho é falar de materiais que podem auxiliar e melhorar o ambiente das edificações proporcionando um clima agradável através de projetos e técnicas para melhorar a acústica e o clima no local.
Com este objetivo o material que iremos abordar e explicas suas propriedades e funções será o EPS (Poliestireno Expandido ).
Os painéis em EPS teve sua origem em um projeto italiano desenvolvido em uma região sujeita a terremotos com o intuito de criar uma estrutura monolítica que não desmoronasse e agregasse elementos de isolação térmica no inicio dos anos 80; no Brasil o material chega por volta da década de 90 através do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
No Brasil, mais conhecido como Isopor® ( da marca Knauf Isopor Ltda.) O EPS é um plástico celular resultante da polimerização do estireno em água. Os resultados são pequenos “flocos” que podem ser expandidos em até 50 vezes o seu tamanho por processo de vaporização. O EPS é um material inodoro, não contamina o solo, água e ar, possui 100% de reaproveitamento e reciclagem e pode voltar à condição de matéria-prima.
1.1- CARACTERÍSTICAS -isolante elétrico
- isolante térmico
- isolante acústico
- estabilidade dimensional
- boa resistência mecânica
- absorção de umidade média
- não mofa
- não pega cupim
- resistente a raios UV
- não apodrece
1.2- Tabela de propriedades:
2- Desenvolvimento
2.1- Na Construção Civil