Materiais
Esta Norma prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto. Determina a dimensão máxima característica, grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em m, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa, o módulo de finura. Partículas minerais com dimensão inferior a 0,075 m, incluindo os materiais solúveis em água, presentes nos agregados.
Aparelhagem
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio; Estufa para secagem; Peneiras das séries normal e intermediária, tampa e fundo; Agitador mecânico de peneiras (facultativo); Escova ou pincel de cerdas macias; Fundo avulso de peneiras ou encerado de lona.
Execução do ensaio
Coletar a amostra de agregado conforme NBR 7216. Massa mínima, por amostra de ensaioNBR 9941
Massa mínima da amostra de ensaio (kg)
Dimensão máxima característica do agregado (m)
Execução do ensaio
1.Secar as amostras em estufa (105 –110)ºC, esfriara temperatura ambientee determinarsuasmassas(M1 e M2). Tomara amostra
(M1) e reservara outra(M2).
2.Encaixaras peneiras, previamentelimpas, de modoa formarum único conjuntopeneiras, com aberturade malhaemordemcrescentedabase parao topo.
3.Colocara amostraouporçõesdamesmasobrea peneirasuperior do conjunto, de modoa evitara formaçãode camadaespessade material sobrequalquerumadaspeneiras.
4.Promover a agitação mecânica do conjunto, por um tempo razoável para permitir a separação e classificação prévia dos diferentes tamanhos de grão da amostra.
5.Destacar e agitar manualmente a peneira superior do conjunto atéque, após um minuto de agitação contínuo, a massa de material passante pela peneira seja inferior a 1% da massa da porção.
6.Remover o material retido na peneira para a bandeja identificada. O material