Materiais e metodos
Materiais
4 ml de dicromato de potássio
1 ml de acido sulfúrico
1 piceta com álcool
4 tubos de ensaio
2 conta gotas
1 pipeta
2 grampo de madeira
Reagente de tollens (recém-preparado)
Formaldeído
Álcool etílico
Acetona
Reagente de tollens:
2 ml de AgNO3 (nitrato de prata a 2%)
1 gota de hidróxido de sódio a 10%
Solução diluída (1:1) de NH4OH
METODOS
Teste 1 - A
Adicionou-se em um tubo de ensaio 2 ml de solução de dicromato de potássio, com 0,5 ml de acido sulfúrico concentrado e com o auxilio de uma pisseta, que contem álcool, introduzir o ar com teor alcoólico na mistura .
Teste 1 –B
Adicionou-se em tubo de ensaio 2 ml de solução de dicromato de potássio mais 0,5 ml de acido sulfúrico concentrado e com auxilio de um conta gotas adicionar 5 gotas de álcool etílico.
Teste 2 - A
Juntou-se uma pequena quantidade de formaldeído em um tubo de ensaio a algumas gotas de álcool etílico, com agitação constante, gotejou-se 0,5 ml de reagente de tollens. Com o auxilio de uma pinça de madeira levou-se o tubo de ensaio a aquecer em banho Maria ate que a reação ocorra.
Teste 2 – B
Juntou-se uma pequena quantidade de acetona em um tubo de ensaio a algumas gotas de álcool etílico, em agitação constante,gotejou-se 0,5 ml de reagente de tollens e com auxilio de uma pinça de madeira levou-se o tubo de ensaio a aquecer em banho Maria ate a observação se ocorre ou não a reação.
Acesso Interno
[pic]
Farmácia
Química
Turma 1931-1
Rações álcool, aldeído e cetona
INTRODUÇÃO
As reações deste procedimento sobre álcool , aldeídos e cetonas será para observar o que ocorre com estas substancias em determinadas reações com a de oxidação por exemplo, observações estas que servira para sanar algumas duvidas sobre agente redutor e agente oxidante que será abordado neste procedimento. Os aldeídos, conforme a sua estrutura é usada como desinfetantes na preparação de