materiais mecanicos
Projeto Integrador
Nomes: Gabriella Dell RA: 12.00648-3
Natália Bettini RA: 11.00122-4
Paula Cardinali RA:
Thais Melani RA:
2013
Primeira Etapa
Tomando como ponto de partida os dados apresentados no enunciado do trabalho, torque máximo é de 30 N.m e coeficiente de segurança é 2, foi possível calcular a tensão máxima que atuará na superfície do eixo do redutor. A região do eixo que está mais propensa a uma possível fratura é a de menor diâmetro, que será onde o acoplamento será posicionado, 15 mm. Essa conclusão foi tomada a partir de uma análise do eixo.
Determinação da tensão:
A tensão que deve ser usada como base é a de ruptura não a de escoamento devido aos estudos feitos, e as curvas observadas.
Como as especificações e limitações do eixo são conhecidas, foram analisadas propriedades do material para a aplicação do projeto, as classificadas como mais importantes foram:
Densidade- razão entre a massa e o volume de um corpo.
Dureza- expressa a resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos do material.
Limites de escoamento e ruptura- limite de escoamento também conhecido como limite elástico é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, e limite de ruptura corresponde ao ponto de fratura do material.
Resistencia a fadiga- Número de ciclos que o material aguenta antes de fraturar.
Segunda Parte
Lista de matérias:
1-Aluminio
2- Aço com alto teor de carbono
3. Nitreto de silício
4-Ferro fundido cinzento
5-Aço de médio carbono
6.Polímero- EPOXY
7- Ferro fundido cinzento nodular
8.Aço com baixo teor de carbono
O objetivo escolhido foi maximizar, aumentar o desempenho logo a propriedade a ser analisada será resistência a fadiga. Esse foi o objetivo escolhido pois com isso o sistema (redutor) funcionará de maneira mais eficiente.
As