MATERIAIS DIRETOS
CIENCIAS CONTÁBEIS
SANDRA REGINA SAUSEN
MATERIAIS DIRETOS
MÃO DE OBRA DIRETA
TURMA 4ª SEMESTRE “A”
CUIABÁ
2015
SANDRA REGINA SAUSEN
MATERIAIS DIRETOS
MÃO DE OBRA DIRETA
Trabalho Acadêmico da disciplina Contabilidade de Custos, realizado, a fim da obtenção de parte da nota da prova parcial II. Professor Anderson Oliveira
CUIABÁ
2015
1. MATERIAIS DIRETOS
Os materiais diretos dentro de uma fábrica são as matérias primas, embalagens utilizadas, componentes prontos assim como vários outros utilizados diretamente no processo de fabricação de um produto.
Existem três divisões para os problemas encontrados em uma empresa relacionados aos materiais:
Avaliação
Controle
Programação
Todos eles importantes dentro do sistema de uma empresa, utilizados para avaliar o custo de cada produto elaborado,
Para que possamos ter o conhecimento de quanto foi gasto de material em cada produto é necessário algum método de controle, exemplos: controle de almoxarifado, sistema próprio e etc.
1.1 O que integra o valor dos materiais?
Quando falamos do que integra o valor dos materiais, há uma regra que explica que todos os gastos realizados para fabricação de um determinado produto para venda devem ser incorporados ao valor de venda do mesmo. Algumas diferenças são encontradas nos critérios de estocagem de um comercio para uma indústria. No comercio o gasto com estocagem e armazenagem de mercadoria é tida como despesas, já para as indústrias o gasto é acrescido diretamente ao custo de produção.
Outra questão importante são os descontos financeiros que são classificados como receitas financeiras ao invés de redução de custos, e os descontos comerciais e abatimentos são considerados redução do preço de aquisição. Esses descontos são os contratados na aquisição do material pela quantidade adquirida, liquidação e etc. Os abatimentos são aqueles que negociados apos a compra em produtos avariados, atrasos e etc.
“Um fato precisa ser