Materiais Diretos
Materiais Diretos
Matérias-primas, componentes adquiridos prontos, embalagens e outros materiais diretos utilizados no processo de fabricação são adequados aos produtos por seu valor histórico de aquisição. Os problemas que existem em uma empresa referente a materiais são três: ● Avaliação: o montante a acrescentar quando diversas unidades são comparadas por preços diferentes, o que fazer com os custos do departamento de compras, como tratas o ICMS, como contabilizar as sucatas e etc. ● Controle: como distribuir as funções de compra, pedido, recepção e uso por pessoas diferentes, como desenhar as requisições e planejar seu fluxo, como organizar o “kardex”, como fazer inspeção para verificar o efetivo consumo nas finalidades para as quais foram requisitados, etc. ● Programação: definir quanto comprar, quando comprar, fixação de lotes econômicos de aquisição, defini estoques mínimos de segurança e etc.
Todos são importantes, mas para o tema será desenvolvido o assunto sobre avaliação do material utilizado.
O que Integra o Valor dos Materiais Regra fundamental da Contabilidade Financeira de que estipula a forma de avaliação dos ativos. Regra geral do custo histórico diz respeito ao critério de avaliação e ensinamentos mais específicos que descrevem os itens que compõem o ativo.
A regra é teoricamente simples: todos os gastos incorridos para a colocação do ativo em condições de uso incorporam o valor desse mesmo ativo.
Um fato precisa ser relembrado: despesas financeiras não integram o custo dos materiais, são debitadas diretamente do resultado.
Critérios de Avaliação dos Materiais: o Preço Médio Se a matéria prima foi adquirida especificamente para uso numa determinada ordem de produção ou encomenda, não haverá duvidas no reconhecimento do quanto lhe atribuir: será o seu preço específico de aquisição.
O critério mais utilizado no Brasil é o Preço médio para a