MATERIAIS DIELÉTRICOS OU MAGNÉTICOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL D
TURMA A - GRUPO 9
RELATÓRIO DA PRÁTICA II: MATERIAIS DIELÉTRICOS OU MAGNÉTICOS
Alunas: Rafaella Bartz Pena RA: 496022 Sara Camelucci Carrocine RA: 499781
Prof.: José Antônio Eiras
São Carlos – 20 de Novembro de 2013
RESUMO
No presente experimento analisamos os materiais sólidos no que tange à determinação da constante dielétrica ou da permeabilidade magnética. Para tanto se analisou a tensão resultante quando tais materiais foram submetidos a uma corrente alternada. Utilizou-se a montagem de dois circuitos: RC e RL.
No circuito RC primeiramente analisou-se um capacitor comercial, em seguida um capacitor de placas planas em cujo interior foi acrescido, primeiramente um papel e posteriormente uma placa de acrílico. Foi determinada a capacitância e em seguida a constante dielétrica, obtivemos εr=2,62, para o papel analisado e εr=3,06, para a placa de acrílico. A concordância foi de 95,2%, para o papel e 100% para a placa de acrílico.
No circuito RL procedeu-se de forma similar. Analisou-se um indutor primeiramente sem núcleo, depois foram acrescidos o alumínio e o ferro. Foi determinada a capacitância e em seguida a permeabilidade magnética de cada um desses materiais. Obteve-se para o ferro =8,81.10-5 H/m, para o alumínio e para o ferro, =1,14.10-4 H/m.
OBJETIVOS
A prática tem por objetivo a determinação da constante dielétrica ou da permeabilidade magnética de diversos materiais sólidos (a partir da análise de suas tensões quando submetidas a uma corrente alternada).
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Para a realização desta prática, é necessário um conhecimento prévio sobre materiais magnéticos e dielétricos. Esse