armazen
Este capítulo é parte de um conjunto de teorias que forneceu sustentação de dissertação, para apresentação da empresa M. Dias Branco, permitindo a análise de conteúdos referentes ao estudo proposto. É apresentada uma introdução a logística, bem como sua evolução e os elementos que tornam possíveis a sua aplicação num contexto geral das empresas e também a referida empresa acompanhada através de sua caracterização e suas aplicações logísticas para armazenagem.
2 - Introdução a logística
Historicamente a logística teve seu início no militarismo, oriundo do planejamento quanto ao suprimento e movimentação de tropas traçavam-se os primeiros sinais da logística, ainda que restritos aos locais de batalhas, muitas guerras foram ganhas ou perdidas através do poder de capacidade da logística ou falta deles.
De acordo com Novaes (2007), inicialmente o conceito de logística estava ligado ás operações militares. Os generais decidiam avançar suas tropas seguindo uma estratégia, as quais necessitavam de equipes que providenciassem o deslocamento na hora certa de munição, equipamentos e socorro médico.
O exemplo mais recente do papel fundamental da logística em situações de guerra foi a Guerra do Golfo em 1991, onde todo o planejamento logístico demorou mais do que a própria guerra, onde marechais e generais compreenderam seu papel critico, porém somente num passado recente apara as empresas foi possível ver o impacto vital que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção de vantagens competitivas (Christopher 1997).
Durante mais de trinta anos a logística empresarial vem sendo tratada de forma metódica, ajudando a resolver problemas ligados a armazenagem, transporte e distribuição de produtos e/ou insumos e também problemas de localização.
2.1 - O desafio e a importância da logística
Um dos problemas logísticos mais atuais gira em torno da crescente diminuição do ciclo de vida dos produtos, grande parte devido as inovações