Materiais de Saneamento
É de grande utilidade o conhecimento dos principais materiais de construção dentro dos numerosos tipos e espécies existentes. Se forem de fácil seleção, como areia, brita, tijolo, água, etc., não haverá problema em sua aquisição. Todavia, se forem de difícil seleção, como material elétrico, louças, cimento, ferragens, etc., deverão apresentar marca reconhecidamente boa e serem adquiridos em casa comercial idônea.
10.1.1. Água
Deverá ser limpa e clara, isenta de óleos, graxas, sal e materiais orgânicos. Poderá ser: de rio limpo, não barrenta; de bica; de chuva e de poço ou lagoa não salgada.
A água a ser utilizada na preparação de argamassa e concreto deve ser a estritamente necessária, pois quando em excesso, ao evaporar-se deixa cavidades que são prejudiciais e, quando insuficiente, prejudica a pega.
10.1.2. Areia
Deverá ser isenta de sal, óleos, graxas, materiais orgânicos e barro. Pode-se usar areias de rio e de terreno, evitando-se a areia de praia (que contém sal), e as que contém barro ou húmus.
a) classificação das areias:
• grossas: as que passam pelos furos de 7mm de diâmetro ou malhas quadradas de 4,8mm e são retidas nos furos de 2mm ou malhas quadradas de 1,2mm.
São indicadas para o preparo do concreto;
• médias: as areias que passam pelos furos de 2mm ou malhas de 1,2mm e são retidas nos furos de 0,4mm ou malhas de 0,3mm. São indicadas para alvenaria e emboços;
• finas: as areias que passam pelos furos de 0,4mm ou malhas de 0,3mm. São indicadas para reboco.Fundação Nacional de Saúde 388
10.1.3. Cal
Serve como aglomerante ou corante, pois pode ser utilizada em argamassa ou pintura.
A cal virgem não pode ser empregada diretamente, devendo ser extinta (hidratada) pelo menos 48 horas antes do uso. Para tanto, deve-se adicionar dois ou três volumes de água para cada um de cal, formando-se uma pasta branca de cal extinta, após certo tempo. As mãos não devem ter contato com ela,