Materiais de laboratório
Normas laboratoriais são importantes para o bom uso do laboratório e sucesso da atividade relacionada. É importante conhecer o laboratório e seus equipamentos, bem como saber proceder em caso de acidentes, tão comuns em ambientes químicos. Existem diversas normas a serem cumpridas em ambientes laboratoriais, pensadas e elaboradas para preservar a integridade, tanto dos usuários, como o do local. Portanto, deve-se adotar uma postura de cuidado, atenção, extrema calma tanto em relação ao manuseio de equipamentos e instrumentos, quanto em experiências, mesmo que não envolva agentes potencialmente perigosos, sempre visando o cumprimento das regras estabelecidas, apresentadas neste trabalho.
2. PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO.
Laboratórios de Química são ambientes que necessitam de extrema atenção e cuidado para evitar eventuais acidentes.
Calma e responsabilidade são requisitos imprescindíveis no manuseio de objetos e substâncias. A concentração no objetivo previsto é fundamental, sendo a principal atitude que previne danos.
2.1. Uso do guarda-pó de algodão.
O algodão, por ser um tecido orgânico, não é inflamável. O comprimento do guarda-pó protege a pele e as roupas contra o fogo e agentes corrosivos. Deve estar sempre fechado, na altura dos joelhos, com mangas longas e ajustadas no pulso.
2.2. Quanto a roupas e calçados.
Não é permitido no laboratório o uso de roupas curtas e sandálias. Os usuários devem trajar calças compridas e sapatos fechados visando proteção da pele em caso de derramamento de alguma substância que possa causar irritação e/ou lesão da pele.
2.3. Óculos de segurança.
É imprescindível o seu uso, principalmente para os que necessitam de lentes de contato, assim evitando que substâncias e vapores entrem em contato com a mucosa ocular.
2.4. Acessórios.
Deve-se evitar ao máximo o uso de acessórios dentro do ambiente laboratorial, como pulseiras, anéis, brincos e etc.
Os cabelos devem estar sempre