Materiais de Laboratório
Materiais comuns de laboratório
Objetivo:
1) Introduzir as principais técnicas de utilização de equipamento de laboratório.
2) Colocar o aluno em contato com o equipamento utilizado nos trabalhos de laboratório.
Introdução:
Para se desenvolver um experimento é necessário, dentre outros cuidados, o conhecimento do material a ser utilizado. O equipamento de laboratório de química constitui-se de, basicamente vidro, porcelana, polietileno e madeira. O emprego e o manuseio adequados são indispensáveis não só para evitar acidentes, mas também perdas ou danos no instrumental. Deve-se observar também o tamanho ou a capacidade dos instrumentos que vão ser utilizados, de acordo com a quantidade de substância empregada. A seguir, serão fornecidos os nomes e os principais usos dos instrumentos esquematizados. Quando possível, será fornecido a descrição do manuseio do referido instrumento.
Utensílios para conter volume: São enquadrados, neste item, aqueles utensílios usados no preparo de soluções, em evaporações, armazenamento de líquidos, para conter reagentes durante uma reação, receber produtos de uma reação etc.
1- FRASCO PARA REATIVOS: Feitos com material de vidro ou plástico, provido ou não de tampa esmerilhada, com bordas cilíndricas: os de gargalo estreito são utilizados para conter líquidos; os de gargalo largo, para conter substâncias sólidas. São encontrados em vários tamanhos, apropriados para conter volumes de 10mL é 20.000mL. Diferem-se, quanto à cor, em frascos incolores e frascos de cor âmbar. Os primeiros são utilizados para reativos e sustâncias não sujeitas a alterações pela reação da luz, enquanto os segundos são utilizados para reativos e substâncias que sofrem alterações em presença de luz.
2- FRASCOS ERLENMEYER: É um frasco de vidro, em forma de um cone truncado, com base menor aberta e cilíndrica. Usado em titulações, em evaporações lentas, para conter volumes durante uma reação, líquidos sujeitos a pequenos