materiais de construções
MATERIAS DE CONSTRUÇÃO Professor: Vinicius
Engenharia Civil
2º/2013
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES
1- Faça a diferenciação entre asfaltos quentes dissolvidos e emulsões.
Até hoje a maior parte das impermeabilizações é feita com materiais asfálticos. Asfalto é um tipo de betume.
Asfalto dissolvido em solventes orgânicos, principalmente gasolina e querosene. Sem necessidade de aquecimento. Têm menos plasticidade, menor aglutinação e são relegadas mais ao uso como primer ou proteção de metais e madeiras. Emulsões Asfálticas Asfalto dissolvido na água -> hidrasfalto.
Tem aplicação fácil, como uma tinta, possui mais plasticidade e aderência e pode ser aplicada sobre superfície úmida.
Menor resistência mecânica e o resíduo podem atacar reforços e os aços. Alcatrão É como um asfalto acima do ponto de amolecimento.
Impermeabilizações com emulsões são mais duradouras, mas impermeabilizações com asfalto quente resistem melhor a esforços mecânicos.
2- De a reação de hidratação da cal.
O calcário, depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico), a equação química dessa calcinação fica assim:
Para essa reação ocorrer à temperatura do forno da caieira (indústria produtora de cal) deve ser de, no mínimo, 850 °C, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900 a 1000 °C. Essa temperatura é garantida pela queima de um combustível, que pode ser: lenha (gasogênio), óleo combustível, gás natural, gás de coqueira, carvão e material reciclado.
Para a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com H2O, com o seguinte desprendimento de calor1 : + 63.7kJ/mol de CaO + Aumento de Volume
3- De a forma de