Quem foram os Hicsos
Prof. Alexandre
Quem foram os Hicsos?
Hicsos é um termo grego, que significa “governantes de países estrangeiros”. Provavelmente vieram da Ásia e se infiltraram e dominaram o Egito aproximadamente no período de 1785 e 1570 ac.
Os Hicsos possuíam costumes diferentes e também uma forma peculiar de governar. Eles tinham poderosas armas de bronze, carros e cavalos de guerra, entre outros atributos, porém não eram selvagens, mas sim bem evoluídos tecnologicamente. Além disso, introduziram o tear vertical, instrumentos e estilos musicais, alimentos como a azeitona e a romã, novas raças de animais e novas técnicas de fazer a colheita. Também adoravam ao deus Baal.
Anteriormente, os Hicsos já haviam se infiltrado no Egito, tentando o domínio, porém foram frustrados. Ainda com grande influência, em um período de crise Egípcia, eles retornaram com maior força e preparação até que conseguiram dominar parte do Egito. O governo dos hicsos ficou restrito ao Baixo Egito, ainda que o Alto Egito pagasse tributos aos reis estrangeiros.
Os soberanos hicsos da XV dinastia se mostravam como egípcios, ou seja, procuraram absorver os usos e costumes egípcios. Eles usurparam monumentos que encontraram ao chegarem, gravando neles seus nomes, uma prática também adotada pelos verdadeiros faraós egípcios.
Em relação ao período em que José morou no Egito e foi governador, inclusive levando sua família para morar também no país, podemos dizer que provavelmente, existia uma grande simpatia entre os Hicsos e os Hebreus, devidos à sua origem e sua língua canaanita, isso, se de fato for real, explica o motivo pelo qual José chegou a ser governador e também pôde abrigar a sua família no Egito. Após esse período, quando o domínio voltou para os egípcios, o povo Hebreu foi escravizado, para que pudessem perder o possível “poder” pela numerosidade de pessoas que havia naquela terra.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hicsos