materiais de construção
1. O traço o concreto pode ser mais ou menos forte. Vejamos a tabela abaixo: A – TRAÇO: 1 saco de cimento; 8 ½ latas de areia; 11 ½ latas de pedra; 2 latas de água.
RENDIMENTO POR SACO DE CIMENTO: 14 latas ou 0,25 m3.
Este é o chamado “concreto magro” que serve como base para pisos em geral. Antes de receber o concreto magro, o solo deve ser nivelado e socado. B – TRAÇO: 1 saco de cimento; 5 latas de areia; 6 ½ latas de pedra; 1 ½ lata de água.
RENDIMENTO POR SACO DE CIMENTO: 9 latas ou 0,16 m3.
Este concreto não poderá ser colocado diretamente sobre a terra. Antes, o solo deverá receber um lastro (camada) de concreto magro com espessura de 5 cm. C – TRAÇO: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 5 ½ latas de pedra; 1 ¼ lata de água.
RENDIMENTO POR SACO DE CIMENTO: 8 latas ou 0.14 m3.
Este concreto deverá ser vibrado para total penetração nas formas. A lata utilizada como medida deve ser de 18 litros.
A aplicação do concreto está relacionada à sua utilização e necessidade de reforço ou não. Podemos então dizer que de acordo com a proporção dos materiais indicada no traço o concreto é indicado para: I - Fundações – alicerce. II - Base para fundações e pisos. III - Pilares, vigas e lajes (para até 2 pavimentos).
a.
I - a; II - c; III - b.
b.
I - c; II - d; III - b.
c.
I - d; II - b; III - a.
d.
I - b; II - a; III - c.
e.
I - a; II - b; III - c.
0,5 pontos
Pergunta 2
1. A execução de estrutura de concreto armado exige a construção de formas com dimensões internas correspondendo as das peças da estrutura projetada. As formas ainda devem satisfazer diversos requisitos de ordem geral. Para que não existam erros na execução das formas, precisamos reconhecer os elementos que a compõem. As denominações dadas às diversas peças que compõem as formas e seu escoramento são muito variadas e dependem, em geral, dos mestres