Materiais de Construção II
Alunos:
Dedimes Cechinel Anaguari
Felipe Furtado de Paula
Ouro Preto, 7 de julho de 2014
1. Introdução:
As instalações de água fria devem ser projetadas e construídas de modo a garantir o fornecimento de água de forma continua, em quantidade e pressão suficiente para atender todos os aparelhos.
O dimensionamento das instalações prediais de água fria envolve basicamente duas etapas: o dimensionamento dos reservatórios e o dimensionamento das tubulações.
A Norma que fixa as exigências à maneira e os critérios para projetar as instalações prediais de água fria, atendendo às condições técnicas mínimas de higiene, economia, segurança e conforto aos usuários, é a NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria.
2. Cálculo do consumo diário:
Considerando que o consumo médio diário de uma residênciaé de 150 litros por pessoa, e admitindo5 pessoas por residência, concluí-se que o consumo diário (Cd) é de 750 litros por residência.
O dimensionamento do reservatório foi feito com base no volume de reserva contra incêndio e uma possível falta de continuidade na distribuição publica, portanto, o volume Total(VT) deve ser de 1 a 3 Cd. Para maior segurança escolhe-se VT = 3Cd = 2250 litros. (Dados retirados das notas de aula do Prof. Paulo Damasceno).Utilizaram-se, então, dois reservatórios de 1000 litros cada um, de acordo com a tabela abaixo:
Fig 1 – Fonte: http://madeireiracasarotto.blogspot.com.br/2011/10/caixa-dagua-fortlev.html
Fazendo-se a média entre o diâmetro da base e o diâmetro sem tampa, temos o diâmetro a ser considerado: D = (1,51 + 1,16)/2 = 1,34 metros.
3. Cálculo do diâmetro do ramal residencial:
Como a vazão é dada pela fórmula:
Sendo:
Como a velocidade média da água no alimentador deve estar entre 0,60 m/s e 1,0 m/s que são valores determinados pela norma, tomou-se para maior segurança. E a área é dada por .
Assim, .
Portanto .
Como o menor diâmetro