Materiais de Construção II
Contra capa
Sumario
Introdução
Desde os primórdios mais antigos da humanidade sempre existiu a necessidade da busca do bem estar, já obtínhamos outros tipos de materiais mas nenhum que tivesse uma trabalhabilidade e resistência necessária quanto o concreto, por meio deste buscamos atingir formas de nos satisfazermos tanto quanto nos protegermos de condições climáticas.
O concreto surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar que fosse corroído. Os materiais de construção feitos à base de cimento, porque lhe possibilitou construir as edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver, como por exemplo as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, palácios, entre tantos outros tipos de construção. A abundância das matérias primas em quase todas as regiões, somada à sua grande versatilidade para aplicação nas mais variadas formas, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABYEcAF/concreto
( historia do concreto) http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA71sAE/aula-sobre-concreto-fresco (trabalhabilidade do concreto) http://www.basf-cc.com.br/PT/solucoes/haditivos/Pages/default.aspx (aditivos) http://www.demc.ufmg.br/dalmo/Aditivos%20-%20usos%20vantagens%20e%20desvantagens.pdf (aditivos 2)
Métodos e Processos
Para todos os sentidos um concreto deve ser resistente, durável e econômico, mas estes são alguns aspectos que devem ser levados em conta à relação ao seu processo. Sua trabalhabilidade apresenta características próprias dependendo de sua finalidade projetada, sendo que, podem ser adotadas formas de diferentes referentes ao seu lançamento, adensamento e acabamento.
Hidratação do Cimento
A hidratação é uma