Engenheiro
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
EEIMVR
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
Disciplina: Química Geral Experimental
Professor: Gilmar
Data da Experiência: 26/06/2013
Prática nº 6
Nome dos componentes do grupo
Nota
Felipe Santos Medina
Igor Bardasson Portugal
VOLTA REDONDA/2013
Preparo de soluções e indicadores de pH
1 – Introdução A planta popularmente conhecida como Hortência (Hydrangea macrophylla) pode ter flores azuis ou cor-de-rosa dependendo do pH do solo. Em solos básicos ou alcalinos as flores são cor-de-rosa, enquanto em solos ácidos as flores são azuis. De acordo com este relato é interessante notar como o fator pH do solo influencia na coloração das flores da Hortência. Mas, o que é exatamente pH?
O pH (potencial hidrogeniônico) é o símbolo para a grandeza físico-química, que indica a basicidade (alcalinidade), acidez ou neutralidade de uma solução aquosa. Existe somente um íon de hidrogênio (H) para cada 555 milhões de moléculas de água, em que a água deve estar na temperatura de 25ºC. A concentração de íons é expressa matematicamente por:
[H+] = 1 . 10 [elevado a – 7] moles/ litro
Se a concentração de hidrogênio aumentar 10 vezes, por exemplo:
[H+] = 1 . 10 [elevado a -6] moles/litro
100 vezes
[H+] = 10 [elevado a – 5] moles/litro
No geral, pH é o log negativo da concentração de íons de hidrogênio. O termo pH foi colocado em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Sörensen (1868 – 1939) com o objetivo de promover seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg da cervejaria de mesmo nome). O “p” vem do alemão potenz, que diz poder de concentração, e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).
pH = - log (abaixo do g de log [ como se fosse elevado] a 10) [H+]
A escala pH+ é uma força consagrada de expressar a concentração de íons de hidrogênio aludindo,