Materiais de construçao
A massa específica dos concretos no estado sólido varia de 2000Kg/m3 a 2800Kg/m3.
Usualmente, adota-se o valor de 2400Kg/m3, para efeito de cálculo, quando não se conhece a massa específica do concreto simples e, 2500Kg/m3 para o concreto armado. Os concretos leves têm massa específica entre 1600Kg/m3 e 2000Kg/m3 e podem ser aplicados em peças estruturais, enchimento de pisos, lajes e painéis pré-fabricados.Os concretos pesados têm massa específica entre 3200Kg/m3 e 3750Kg/m3 e são utilizados em câmaras de raios X ou gama, paredes de reatores atômicos, contra-peso, lajes de sub-pressão.
Para se obter concreto com uma trabalhabilidade adequada, utiliza-se uma quantidade deágua muito superior à necessária para a hidratação do cimento. Mas se o acréscimo deágua melhora a trabalhabilidade do concreto fresco, por outro lado, reduz a resistência àcompressão, aumenta a permeabilidade, fator este que reduz a durabilidade do concretoendurecido. O ajuste preciso da quantidade de água utilizada no amassamento do concretoé de fundamental importância para se obter um concreto de boa qualidade.
Determinação da Resistência à Compressão
A resistência à compressão, como já abordamos anteriormente, é a propriedade de maiorinteresse no estudo e aplicação do concreto em estruturas. Ela é determinada através deensaios de corpos-de-prova cilíndricos com 15cm de diâmetro e 30 cm de altura , conformeas normas NBR5738 - Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto, e NBR5739 - Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.O valor da tensão de ruptura à compressão (fc) dos corpos-de-prova é obtido pelaexpressão:Fc=P/A
Determinação da Resistência à Tração
Embora a resistência à tração do concreto seja baixa e até ignorada nos projetos de edificações, seu valor pode ser útil nos serviços em que estejam previstas retrações decorrentes de variação de umidade e temperatura.
Relação água/cimento
A relação entre a quantidade de água e